O Oscar 2016 é uma das premiações mais importantes do mundo do cinema e, como sempre, há muita expectativa em relação aos favoritos e quem vai levar a estatueta para casa. Como todo ano, há indicados muito talentosos e competentes, o que torna a tarefa de apostar ainda mais desafiadora.

Entre as categorias mais importantes, a de Melhor Filme é sempre a mais aguardada e, neste ano, não é diferente. As apostas indicam que o favorito para levar a estatueta para casa é o filme O Regresso, dirigido por Alejandro González Iñárritu e estrelado por Leonardo DiCaprio, que disputa também o prêmio de Melhor Ator. O longa conta a história de um caçador que é deixado para morrer pelos seus companheiros de expedição e luta para sobreviver em meio à natureza hostil.

Outro filme que vem chamando a atenção e também tem chances de levar o prêmio de Melhor Filme é Spotlight, que conta a história do jornalismo investigativo que revelou o escândalo de abuso sexual na Igreja Católica em Boston. O filme tem um elenco estelar, que inclui nomes como Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams.

Na categoria de Melhor Ator, além de Leonardo DiCaprio, que é considerado o favorito, há outros grandes talentos disputando o prêmio. Entre eles, estão Eddie Redmayne, indicado pelo seu papel em A Garota Dinamarquesa, Michael Fassbender, por Steve Jobs, e Bryan Cranston, por Trumbo.

Já a categoria de Melhor Atriz tem como grande favorita Brie Larson, pelo seu interpretativo em O Quarto de Jack, que conta a história de uma mãe e seu filho que vivem em um cativeiro. Rooney Mara, pelo seu papel em Carol, e Saoirse Ronan, por Brooklyn, também estão entre as candidatas mais cotadas.

Além das categorias principais, o Oscar 2016 tem muitas outras indicações, como Melhor Diretor, Melhor Animação, Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia, entre outras.

Mas, além das indicações, o Oscar também é conhecido por seus momentos de glamour e de descontração, que acontecem na cerimônia de entrega dos prêmios. Este ano, a premiação será apresentada pelo comediante Chris Rock, que promete um discurso irreverente e cheio de críticas.

Outro momento esperado é o tapete vermelho, onde as estrelas desfilam seus melhores looks e são fotografadas pelos paparazzi. Muitas celebridades já estão sendo especuladas como as mais bem vestidas da noite, como Cate Blanchett, Jennifer Lawrence e Kate Winslet.

Em resumo, o Oscar 2016 é uma premiação cheia de expectativas e com muitos talentos em disputa. Mas somente no dia 28 de fevereiro saberemos quem serão os grandes vencedores da noite e quais surpresas nos aguardam. Uma coisa é certa: Hollywood está pronta para uma noite de festa e muita emoção.